MATEMÁTICA E SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS, NUMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO COM O CONTEÙDO DE POLINÔMIOS

Auteurs

  • Gislânia Pereira Almeida
  • Rosinângela Cavalcanti da Silva

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.97

Résumé

Este artigo origina-se de um projeto desenvolvido numa Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras-PB, o mesmo foi executado em uma turma do 8° ano, durante o Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Campina Grande. Objetivando desenvolver conhecimentos matemáticos de forma significativa e contextualizada, utilizando-se de temas relacionados à saúde, com o intuito de despertar nos discentes os aspectos críticos e reflexivos com relação à saúde social, o mesmo foi estruturado em oficinas relacionadas ao tema  principal: Polinômios  e saúde, a partir do qual elaborou-se as situações didáticas variadas, fazendo-se uso de recursos audiovisuais, situações problemas contextualizadas com o tema saúde, sendo estas baseadas em Araribá e Bianchini,  curiosidades, além de textos informativos diversificados, contribuindo assim, para que houvesse interesse, o que consequentemente favoreceu o elo entre escola e sociedade. A partir de uma problemática social, buscou-se fazer da escola um meio de transformação, como é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, Piaget e Vygotsky, fazendo uso de transposições didáticas que permitissem a toca de informações e diálogo, para reflexão e analise por parte dos discentes. Assim como citam em suas publicações Fainguelernt, Gottlied, Smole, Diniz, Micotti, Freire e D’ Ambrosio. Este trabalho foi mais uma semente contribuinte para aprendizagem e ensino de matemática numa perspectiva interdisciplinar, visto que, alunos sentiram-se encadeados aos temas do cotidiano e ao mesmo tempo em que aprendiam matemática. Apesar de conhecer-se sobre as formas de contribuir para aprendizagem significativa através da contextualização, ainda pouco é feito na prática, muitas vezes pela dificuldade de realizar transposições e situações didáticas nessa perspectiva. Sabe-se que não é fácil contextualizar, assim pretende-se também com este trabalho contribuir com ideias de contextualização, mostrando que o professor deve planejar e a perspectiva de projeto é uma maneira de fazer isso. 

 

Palavras- Chave: Estágio, Contextualização, Matemática. 

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Publiée

2017-02-08

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS