INICIAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO O ALFABETO COM O USO DO COMPUTADOR

Auteurs

  • Kézia Cole
  • Maria Aparecida Silva de Souza

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.96

Résumé

Este trabalho teve por objetivo mostrar de que maneira ocorre a iniciação digital na Educação Infantil, e como o computador pode contribuir com o ensino do Alfabeto no processo de ensino e aprendizagem da criança na primeira etapa da Educação Básica. Para isso, mostraremos como é feita a iniciação digital na Educação Infantil, durante as aulas de informática e os principais interesses da criança nessas aulas avaliando a contribuição do computador enquanto objeto de aprendizagem para o ensino do Alfabeto. Para a realização da pesquisa proposta neste projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de autores pesquisadores dessa área, revisão de literatura e observação participativa de aulas de informática de uma turma da Educação Infantil. Foi possível constatar que a aprendizagem ocorreu de fato, o ambiente e o computador foram motivadores para a criança realizar as atividades propostas e mostrar resultados.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; uso do computador; Criança; Alfabeto. 

Téléchargements

Publiée

2017-02-08

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS