INCLUSÃO DIGITAL: ACERVO E DESAFIOS DO USO TIC´S NO ESPAÇO EDUCACIONAL PÚBLICO
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.94Résumé
No intuito de viabilizar a inclusão digital nas escolas, o governo por meio de programas como o Proinfo tem desenvolvido políticas de incentivo ao uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas redes públicas de educação básica. Este artigo objetiva fazer um levantamento do acervo das Tic’s e suas condições de funcionamento, disponibilizadas para o fazer docente bem como verificar de que forma os laboratórios de informática têm sido usados para o ensino da matemática. Os resultados preliminares obtidos por meio de uma pesquisa exploratória mostraram que alguns equipamentos não funcionam e que a internet não atende satisfatoriamente as demandas administrativas e pedagógicas. Esses fatores nos levam a hipótese, que os objetivos governamentais de inclusão digital ainda se esbarram em desafios que podem comprometer o efetivo aproveitamento das Tic’s no ambiente escolar.
Palavras-chave: Laboratório Proinfo; Prática Pedagógica; Ensino De Matemática.