EXPERIMENTOS DE FÍSICA: RENOVANDO A PRÁTICA DOCENTE COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.90Résumé
É fato que a dificuldade de aprendizagem que os alunos apresentam em relação aos estudos de Física, principalmente no nível médio, vem tornando-se um agravante para o desenvolvimento na área da pesquisa científica. Podem-se destacar vários fatores por partes dos/das alunos/as que demonstrem falta de interesse pelo Componente Curricular de Física. Muitos consideram a Física como um Componente Curricular difícil, por isso que são necessários novos métodos de ensino para motivar a participação do/a aluno/a e assim aumentar o interesse dos mesmos pelas aulas. Para possibilitar a aprendizagem significativa, o/a professor/a precisa deixar um pouco a teoria de lado e dar ênfase para as aulas práticas. Através da experimentação, pode-se dar aos/as alunos/as a motivação necessária para aprenderem Física, despertando a curiosidade dos mesmos a respeito dos conhecimentos científicos relacionados a este Componente Curricular. Surge-se, então, a necessidade de trabalhar com experimentos para observar as contribuições da realização do projeto numa escola pertencente à rede publica de ensino do estado da Paraíba, localizada no município de Vieirópolis. Este projeto contempla apenas o Ensino Médio, no período de julho a outubro de 2015, com alunos do 1º ano “A” e “B”. O principal objetivo deste projeto foi examinar as contribuições da utilização de aulas experimentais no Componente Curricular de Física para o processo ensino aprendizagem. Trabalhar com alunos, principalmente numa área que se tem maior dificuldade de aprender, implica realizar uma mudança na prática docente, a fim de obter melhor resultados por parte desses alunos, no qual foi observado o interesse e a participação dos mesmos nas aulas de Física e que a realização desses experimentos de Física proporcionaram aos alunos uma maior participação nas aulas e um melhor desempenho em sua aprendizagem.
Palavras-Chave: Ensino aprendizagem; prática docente; experimentos de Física.