CARTOGRAFIA IMAGÉTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAJAZEIRAS: PERSPECTIVAS CULTURAIS

Auteurs

  • Sara Sheyla Santana Alves
  • Sara Sanita Santana Alves

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.88

Résumé

O artigo apresenta as primeiras discussões acerca da cultura da educação infantil em Cajazeiras gerada em sala de aula, na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I do Curso de Pedagogia da UFCG/CFP/UAE, onde os estudantes propuseram pensar os espaços para concretização do educar e cuidar na escola púbica e, dai analisar as práticas e os modelos teóricos e metodológicos adotados nesses espaços. O projeto emergiu da inquietação dos alunos frente as suas observações de escolas em que os espaços físicos com sua estrutura (material pedagógico, parquinhos, salas de aula, entre outras) indicam a tendência pedagógica adotada nas escolas e dificulta a realização das atividades das professoras. A questão de partida é sobre como vem se configurando a cultura de adequação dos espaços, considerando seus espaços geográficos e físicos, na aplicação de conhecimentos acadêmico-científicos na escola voltado para as crianças de 0 a 5 anos de idade? Desse modo, pode-se pensar quais caminhos a UFCG poderia traçar, junto com as professoras formadoras e em atuação na Educação Infantil, para consolidar as proposições atuais de educação pela articulação entre arte e ciência na formação de professores? O pressuposto eleito para o projeto extensionista é de que educar e cuidar na Educação Infantil estão diluídos e carecem de entendimento por parte dos professores atuantes ávidos por sua clarificação. Neste sentido, o objetivo é elaborar uma cartografia imagética para compreender a cultura da Educação Infantil em Cajazeiras por parte dos professores, a partir da análise da compreensão desses acerca dos direitos de aprendizagem, como atitudes prática-poiéticas.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Imagens. Cuidar e Educar.

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Publiée

2017-02-08

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS