“DESCOBRINDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS”: JOGO LÚDICO PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A TABELA PERÍODICA

Auteurs

  • Egle Katarinne Souza da Silva
  • João Paulo Ferreira Lima
  • Maricélia Lucena Ferreira

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.87

Résumé

Com a participação de 33 discentes do primeiro período do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada no município de Cajazeiras do Estado da Paraíba, desenvolveu-se a presente pesquisa na perspectiva de identificar as percepções, bem como o embasamento teórico que estes estudantes trazem do ensino médio em relação à Tabela Periódica dos Elementos Químicos.  Com a finalidade de verificar o conhecimento de cada aluno referente à proposta de estudo aplicada neste trabalho, inicialmente aplicou-se uma entrevista semiestruturada e posteriormente, como forma dinâmica e com o objetivo de construir uma aprendizagem significativa sobre a temática abordada, aplicou-se o jogo lúdico intitulado: Descobrindo os Elementos Químicos. Após o término do jogo, os alunos envolvidos foram questionados sobre a relevância do lúdico no ensino de química. Trata-se de uma pesquisa aplicada, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Após aferir os resultados percebeu-se que a maioria dos discentes teve dificuldade ou não souberam responder ao questionário que antecedeu a atividade lúdica, apresentando imprecisões sobre conceitos simples que deveriam ser trabalhados de forma efetiva durante o ensino médio, visto que a Tabela Periódica dos Elementos Químicos é a principal base no ensino de Química. Em contra partida, todos os alunos os quais participaram do jogo, afirmaram que não sabiam de todos os conceitos abordados na atividade, bem como reconheceram a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Química. Diante dos resultados alcançados, pode-se assim constatar a eficácia do jogo aplicado e a relevância de introduzir o lúdico no ensino superior de Química já no início do curso, visando despertar nos ingressantes uma motivação a construírem o próprio conhecimento de forma prazerosa.

Palavras chave: Aprendizagem Significativa, Tabela Periódica, Jogo Lúdico.

Téléchargements

Publiée

2017-02-08

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS