AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONEXÃO EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.80Résumé
O século XXI é marcado por grandes mudanças e avanços tecnológicos, oferece percursos inovadores, seja nas práticas sociais, educacionais, culturais, enfim, no relacionamento com a sociedade. Assim, neste artigo propomos mostrar como se tem dado a conexão entre o ensino e as tecnologias de informação na sala de aula, buscando compreender as implicações do meio digital para a educação escolar. A internet pode funcionar como um atrativo a ser incorporado às estratégias de ensino na linguagem hipermídia, abrindo espaço para uma maior interação mediada pelos gêneros eletrônicos através da interdisciplinaridade. A escola necessita abordar um novo paradigma de ensino para suprir as necessidades existentes, por meio de gêneros digitais e uma linguagem multimodal e multifuncional, para isso exige-se um “letramento digital”. Os professores precisam repensar a sua prática de ensino e as estratégias que devem ser empregadas para auxiliar no processo docente. O presente trabalho evidencia que o uso dessas tecnologias desperta a reflexão e a autonomia crítica do educando. Portanto, é inquestionável a necessidade da adesão escolar à educação digital, por meio do acesso às informações e a inter-relação das teorias educacionais, criando e proporcionando um alicerce de linguagem universal, implicando assim uma realidade de ensino contextualizada, já que transforma o aprendizado do aluno, inserindo-o como sujeito social na prática educacional e na tecnologia simultaneamente. Utilizaremos como suporte teórico as postulações de autores como MULLER (2005); MARCUSCHI (2004); SILVA (2005), face aos estudos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) entre outros, que discutem sobre a relevância e as implicações da tecnologia para a educação escolar.
Palavras-Chave: Tecnologia de informação; educação escolar; difusão digital.