A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB

Auteurs

  • Moniky Mendes Maciel
  • Priscila Bento Gonçalves
  • José Deomar de Souza Barros

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.73

Résumé

A Educação de Jovens e Adultos oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamentai e Médio em idade convencional, assim como, objetiva prepará-los para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. Na EJA os educadores devem considerar o processo histórico dos seus alunos, tendo a consciência da abordagem do ensino, que deve ser feito de maneira diferenciada e associada à realidade dos discentes. Com isso, a inserção das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na EJA torna-se importante para a apropriação das práticas sociais de leitura e escrita, na vida social e profissional do sujeito de maneira significativa. O uso das TICs pode ser uma forma de inovar na educação, com um trabalho coletivo de reflexão sobre a realidade e de mudanças conceituais. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficácia da utilização de documentários didáticos no ensino de Biologia na EJA da cidade de São José de Piranhas – PB. A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, na cidade de São José de Piranhas – PB, no período de 23 a 30 de agosto de 2016, com alunos do ciclo V (Ensino Médio) da Educação de Jovens e Adultos - EJA, onde houve uma intervenção pedagógica por meio da exibição de um documentário sobre sistema digestório, e posteriormente a aplicação de um questionário com o objetivo de verificar a eficácia do documentário como modalidade didática. Os resultados obtidos indicam que a utilização de documentários didáticos são eficientes na construção do conhecimento em biologia, uma vez que os alunos conseguiram compreender todo o processo de digestão que acontece no nosso corpo, associando esse conhecimento com o seu cotidiano. Proporcionado assim ao alunado uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-Chave: EJA. Documentário. Sistema Digestório.

Téléchargements

Publiée

2017-02-08

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS