SEXUALIDADE INFANTIL NO SÉCULO XXI: ENTRE LACUNAS E POSSIBILIDADES

Auteurs

  • Maria José Barbosa de Andrade FASP
  • Maria Thaís de Oliveira Batista UFCG
  • Geane de Andrade Pinheiro FASP

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.656

Résumé

São muitas as experiências vividas em nosso cotidiano, que nos mostram a existência de  tabús e preconceitos em relação à sexualidade no contexto atual, tanto na sociedade, quanto na escola. Estes preconceitos e tabús são advindos de uma herança cultural que existe desde os primórdios da humanidade. A quebra dessses tabús relacionados a essa questão devem estar inseridos nas práticas pedagógicas do contexto escolar, de forma que descarte todas as falácias sobre o tema como algo pecaminoso. É desse modo que o presente artigo tem como finalidade levantar propostas de como trabalhar a temática de sexualidade no contexto escolar, tendo sido elaborado a partir de uma pesquisa de campo realizada com duas sujeitas de pesquisa – uma mãe e uma professora de uma escola pública municipal da cidade de Poço José de Moura. Os resultados nos mostram que a dificuldade de se ter um trabalho eficaz sobre esta temática, deve-se a uma falta de preparo por parte dos pais e mestres, pois, não tiveram oportunidade de ter acesso a essas informações referentes a como se trabalhar sexualidade na Educação Infantil, e é por issso que hoje grande parte dos professores sofrem, por não saberem abordar essse tema em sala de aula. Porém, sabemos que a falta de preparo é apenas uma das justificativas apontadas por pais e mestres da educação, mas, com isso, sabemos, também, que cada um pode fazer a sua parte, a partir da possibilidade de buscar conhecer as especificidades do trabalho com a sexualidade na infância.

Références

SOUSA, Marilena Batista. Orientação Sexual na Escola: os anseios dos jovens. 1999.74f.Monografia(graduação em pedagogia)Faculdade de fisolofia Dom Aureliano Matos. Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte

LOURO, G. L., Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista.

Petrópolis: Vozes, 1997.

FOUCAULT, Michel.História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro:Edições Graal, 1997.(Biblioteca de Estudos Humanos. Saber e Sociedade, n°2)._____________. Não ao sexo rei. IN:Microfisica do poder.Tradução e organização de Roberto Machado.Rio de Janeiro: Graal, 1979.p.229-242._______________. A ordem do discurso. 12.ed. São Paulo:Loyola,2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. 112 p.

SAYÃO, Yara. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In: AQUINO, Júlio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997, pp.107- 118.

Téléchargements

Publiée

2019-08-15

Numéro

Rubrique

Trabalhos premiados com Menção Honrosa no SIAT&SERPRO 2018