DIÁLOGOS ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.432Résumé
A ciência moderna nos formou de maneira insuficiente em relação a nossa existência no mundo, visto que, tradicionalmente, se limitava, apenas, em classificar o conhecimento em “científico” e “não científico”. Porém com o surgimento da ciência pós-moderna as inquietações dos pesquisadores contemporâneos não se restringem à mera classificação de conhecimentos, mas sim em incluir e valorizar essa multiplicidade de saberes. Dessa forma, este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), reflete sobre os diálogos entre o conhecimento popular e científico na esfera acadêmica. O referencial teórico desta pesquisa ampara-se em: Santos (2008), Santos e Filho (2008). Sendo assim, acredita-se que este estudo trará discussões relevantes no que tange a interação entre o conhecimento popular e científico na academia, uma vez que, a inclusão e a valorização do conhecimento popular na esfera acadêmica a partir da ecologia de saberes – que se trata da intensificação da pesquisa-ação -, promove uma transformação epistemológica no interior da universidade.
Références
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