Pronome: os critérios nas gramáticas, livros didáticos e uma visão da corrente funcionalista
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.321Résumé
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a interface do pronome, uma das classes gramaticais, fazendo um breve passeio pela história da gramática, mostrando olhares de diversos autores, a exemplo de Bagno (2011) e Bechara (2009), de como cada um trabalha, quais as semelhanças entre esses trabalhos sobre o pronome e quais as diferenças. A análise também situa o leitor nos critérios morfológico, sintático e semântico. Contempla o olhar no material didático do ensino fundamental II e médio, investigando como essa relação do pronome, professor e aluno acontece e se os resultados são eficientes ou se há ajustes a se fazer. Tem-se a proposta voltada para um trabalho com a corrente funcionalista, aqui defendida sob o olhar de Neves (2011). Um aluno graduando, futuro professor e pesquisador tem em suas mãos a língua portuguesa a ser estudada, descoberta, e um material de qualidade o espera dentro dos manuais de linguística, das gramáticas, dos artigos, pesquisas, todos que capacitam, para identificar a melhor maneira de ensinar ao aluno as portas e janelas para compreender o uso da língua portuguesa, da gramática, e em nosso objetivo, o pronome, em especial.
PALAVRAS-CHAVE: pronome, gramática, funcionalismo.