Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental I
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.315Résumé
O presente artigo tem por objetivo geral compreender a relevância da formação para a prática pedagógica dos educadores com ênfase na Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No qual, se irá ressaltar os desafios que existe frente à formação do professores para o ensino da matemática, que os docentes enfrentam. Além, da aula já que, a maioria dos discentes não gostam de Matemática, considerando-a como uma disciplina difícil. Diante disso, a questão de pesquisa incorreu a partir da indagação: Qual a formação dos professores para trabalharem com o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I articulado com sua pratica pedagógica para despertar no discente o interesse em estudar matemática? Fundamentou-se pelo o estudo dos principais autores como: NACARATO (2009), MACCARINI (2010) e TOLEDO (2009). É necessário ainda que, tanto a parte teórica como a prática para o professor de matemática, auxiliando-o assim, desde a apresentação dos conteúdos de forma que incentive a participação e interesse da turma pela Matemática, além de torná-la uma disciplina importante para viver em sociedade e a formação continuada que ofereça o aprimoramento da ação docente.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Ensino de matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.