Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental I

Auteurs

  • Thayres Sarmento Sá
  • Lucielma Abrantes Ribeiro de Freitas
  • Aparecida Carneiro Pires UFCG

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.315

Résumé

O presente artigo tem por objetivo geral compreender a relevância da formação para a prática pedagógica dos educadores com ênfase na Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No qual, se irá ressaltar os desafios que existe frente à formação do professores para o ensino da matemática, que os docentes enfrentam. Além, da aula já que, a maioria dos discentes não gostam de Matemática, considerando-a como uma disciplina difícil. Diante disso, a questão de pesquisa incorreu a partir da indagação: Qual a formação dos professores para trabalharem com o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I articulado com sua pratica pedagógica para despertar no discente o interesse em estudar matemática? Fundamentou-se pelo o estudo dos principais autores como: NACARATO (2009), MACCARINI (2010) e TOLEDO (2009). É necessário ainda que, tanto a parte teórica como a prática para o professor de matemática, auxiliando-o assim, desde a apresentação dos conteúdos de forma que incentive a participação e interesse da turma pela Matemática, além de torná-la uma disciplina importante para viver em sociedade e a formação continuada que ofereça o aprimoramento da ação docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Ensino de matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2019-08-15

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades