Literatura infantil e questões étnico-raciais: por uma literatura afro-brasileira em sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.287Résumé
A literatura infantil contribui consideravelmente para o desenvolvimento da competência leitora na
escola, em razão de possibilitar ao aluno experiências culturais, estéticas e de cunho intelectual: a
apresentar os mais variados assuntos, dentre esses: contextos pertinentes à diversidade e questões
sociais. Salientamos, pois, como objetivo principal desse trabalho: apresentar a literatura afro-
brasileira na escola, destacando sua importância para a formação de leitores nas séries iniciais. Assim
sendo, realizamos uma pesquisa bibliográfica referendada em Coelho (2000); nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-brasileira e Africana (2005) e em Silveira (2012). Em vista disso, buscamos refletir
acerca das contribuições de algumas literárias para a problemática em voga, a citar: “Memória das
Palavras” (BARBOSA, 2006); “Menina bonita do laço de fita” (MACHADO, 2011) e “O menino
Nito” (ROSA, 2008). Consideramos que a leitura literária e as questões étnico-raciais necessitam
(re)criar vínculos a partir de uma apreciação construtiva que evidenciam a ótica das diferenças e a
valorização das identidades.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil; Diversidade; Identidades.