Políticas de educação de gênero e diversidade sexual teoria queer: desafios para formação docente

Auteurs

  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos UFRJ
  • Alexandre de Jesus Pereira Unisuam
  • Fábio Narduchi de Paulo Unigranrio

DOI :

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.178

Résumé

A formação docente tem como uma de suas metas a valorização para o convívio com as diferenças nas salas de aulas. O respeito as singularidade de cada membro deve se fazer presente no cotidiano escolar. Estes componentes constituem pressupostos de uma sociedade democrática que tem como objetivo promover valores de tolerância e do respeito pela diversidade. Porém, nesse mesmo ambiente, é possível constatar que o diálogo acerca da diversidade sexual geralmente é utilizado para direcionar e reforçar os padrões heterossexuais, gerando exclusão daqueles que não se enquadram aos mesmos. Destarte, o presente artigo tem por objetivo propor uma discussão sobre as relações de gênero e a violência contra alunas(os) Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT no âmbito escolar. Compreendemos aqui que a escola costuma ser um dos primeiros dispositivos de controle onde pessoas que subvertem as normas de gênero acabam sofrendo preconceito e humilhações. Frequentemente, isso é reforçado pela LGBTTfobia dos/as profissionais de ensino por sua falta de preparo para abordar os temas que dizem respeito a sexualidade. Desse modo, este estudo pretende apresentar a necessidade de uma formação específica docente tendo em vista a diversidade sexual contemporânea que permeia a instituição escolar centrada em uma heteronormatividade padronizadas/hegemonicas de sexo e gênero que impede que se criem elementos de combate a LGBTTfobia nas instituições de ensino.

Palavras-Chave: Educação, Teoria Queer, Gênero, Diversidade Sexual

Biographies de l'auteur

  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos, UFRJ

    Doutorando em Educação em Ciência e Saúde - UFRJ

    Laboratório de Linguagens e Mediações - UFRJ - Centro de Ciências da Saúde

  • Alexandre de Jesus Pereira, Unisuam
    em Desenvolvimento Local - Centro  Universitário  Augusto  Motta UNISUAM, Professor de Educação Física do Município do Rio de Janeiro
  • Fábio Narduchi de Paulo, Unigranrio
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio. Bolsista da Capes

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Publiée

2019-08-15

Numéro

Rubrique

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação