ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXPERIÊNCIA DOCENTE: DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.118Résumé
Este artigo tem sua gênese nas experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV; estágio este desenvolvido na Escola Estadual Prof. Crispim Coelho na cidade de Cajazeiras-PB. Sob a supervisão do professor titular da turma (professor-supervisor) realizei meu estágio na turma do 2º ano do Ensino Médio Regular, no turno da noite; essa turma era relativamente pequena com apenas 16 (dezesseis) alunos/as. Para esse estágio nos foi proposto o “desafio” da inserção da Física Moderna e Contemporânea na sala de aula. Apresentei os conteúdos de forma expositiva utilizando o data-show procurando dar enfatizando na construção históricas da Teoria da Radiação de Corpo Negro mostrando as consequências que essa teoria trouxe para a física clássica e para o entendimento da natureza. Para o desenvolvimento do estágio, a partir do conteúdo programado pelo professor-supervisor foi utilizado o Livro-Didático dos/as alunos/as como referencial bibliográfico e também trechos do livro “Quanta Física” que foram disponibilizados a todos/as os/as alunos/as; o estágio foi desenvolvido durante 6 (seis) semanas contando sempre com a participação e contribuição do professor-supervisor. Algumas dificuldades foram encontradas durante o estágio, como por exemplo, dificuldades de leitura e interpretação de texto, dificuldades com cálculos matemáticos e no entendimento das teorias físicas; apesar das dificuldades os/as alunos/as mostraram interesse e presteza e houve uma significativa mudança de atitude e comportamento na sala de aula. O objetivo do presente artigo é discutir a importância do ensino da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio a partir de um relato de experiência e diante dos resultados podemos concluir que a Física Moderna e Contemporânea poderá mobilizar competências e habilidades construídas nas aulas de Física, uma vez que, o conteúdo a ser ensinado e, posteriormente avaliado, faz parte do cotidiano desses sujeitos, como também das suas construções histórico-sociais.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Física Moderna e Contemporânea, modelos.