GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Mayrla Marla Lima Sarmento
  • José Amiraldo Alves da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.93

Resumen

O trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com a gestão de cunho democrático e participativo na escola. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de questões-tema. Participaram desse estudo a gestora e a coordenadora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz - PB. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a questões como a pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola.

 

Palavras-chave: Gestão. Democrática. Participativa. Desafios. Possibilidades.

Publicado

2017-02-08

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS