FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A IMPORTANCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Maria Aparecida Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.91

Resumen

O presente texto mostra a importância da prática pedagógica na formação inicial do professor de matemática como espaço de formação e de produção de saberes, seja essa prática enquanto componente curricular desenvolvido em sala de aula seja a prática desenvolvida nas atividades de estágio supervisionado seja a prática desenvolvida em programas de iniciação a docência. Acreditamos que são nesses espaços que as práticas docentes começam a aparecer nos cursos de formação. Como aporte teórico utilizamos estudos sobre aprendizado discentes de Souza e Mendonça (2006), sobre a prática como componente curricular na formação de professores (2011), a formação de professores no Brasil de Gatti (2010), e a partir da prática reflexiva, Pimenta (2008). Entendemos que o conhecimento teórico é importante e que a prática precisa ocupar um espaço urgente nos cursos de licenciatura como forma de preparação desses profissionais.

Palavras Chave: Formação de professores de matemática, licenciatura, prática pedagógica

Publicado

2017-02-08

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS