CMAP TOOLS: UM SUPORTE PARA O PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.705Resumen
O Cmap Tools é um aplicativo através do qual se constroem mapas conceituais. Um mapa conceitual é uma espécie de esquema gráfico em que palavras e expressões se relacionam significativamente. Este artigo[1] busca, pois, apresentar o mapa conceitual, o Cmap Tools e suas funções, como também as possibilidades de trabalho com esse aplicativo para o ensino. A presente pesquisa é bibliográfica e de caráter qualitativo. O aparato teórico está pautado, principalmente, no que respeita à teoria dos mapas conceituais, nas contribuições de Costa, Brennand e Albuquerque (2011), Marriott e Torres (2014) e Novak e Cañas (2010). A pesquisa aponta o Cmap Tools como uma estratégia de ensino pautada na tecnologia e na inovação.
PALAVRAS-CHAVE: mapa conceitual; Cmap Tools; ensino.
[1] Este trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado, defendida em 21 de fevereiro de 2018, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Referencias
BEZERRA, J. J. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado) – PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2018.
BEZERRA, J. J. Mapas conceituais: uma proposta para o ensino e para a avaliação da aprendizagem. In: I SEMANA NACIONAL DE LETRAS: linguagem e ensino - homenagem a Luiz Antonio Marcuschi, 1. 2016, Cajazeiras-PB. QUEIROGA, Marcílio Garcia de. (Org.) Anais eletrônicos... Cajazeiras: 2017. p. 120-129. Disponível em: https://semanadeletrascfpufcg.wordpress.com/anais/. Acesso em: 17 dez. 2017.
COSTA, J. E; BRENNAND, E. G. G.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C de. Mapa conceitual: ferramenta de estruturação de conhecimentos e saberes. In BRENNAND, E. G. G.; M. E. B. C. ALBUQUERQUE. Formação docente e tecnologias digitais. João Pessoa: Editora UFPB, 2011.
MARRIOTT, R. de C. V.; TORRES, P. L. Mapas conceituais: uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. [S. l.]: (Coleção Agrinho), 2014.Disponível em <http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_09_Mapas-conceituais.pdf>. Acesso em: 16 out. 2016.
MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Editora Moraes, 1987.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Tradução de Luis Fernando Cerri (PPGE/UEPG), com revisão técnica de Fabiano Morais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan. -jun. 2010. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br>. Acesso em: 18 dez. 2016.