FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM PAÍSES LATINO - AMERICANOS E PORTUGAL: TENSÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.67Resumen
A perspectiva dialógica do presente texto tem como objetivo apresentar uma visão panorâmica dos estudos e pesquisas que evidenciam que o corpo docente em diferentes países, apresenta profundas e variadas heterogeneidades e desigualdades que se traduzem em termos de diferenças de formação, de valores, atitudes, opiniões e expectativas em sociedades marcadamente complexas e pluralistas. Serão apresentados alguns tópicos importantes para pensar a crescente desigualdades social diante das mudanças na economia, estrutura social e da cultura ocorridas a partir da década dos anos 1990. A exemplo, o caso dos professores da Argentina e do Uruguai, vítimas dos processos de empobrecimento social. Para tratar o tema se apoia na apresentação das diversas maneiras de entender o mundo social e as questões pertinentes à Educação sua heterogeneidade no campo profissional docente, marcada pelas instituições formadoras de professores e pelo próprio Sistema Educacional com suas regulações, controles e recursos conforme interesses de determinados setores sociais dominantes. Enfim, apresentam-se os discursos pedagógicos dominantes e até, oficializados pelas políticas de reforma durante a última década, na maioria dos países da America Latina.
Palavras-chave: Docencia. heterogenidade. discursos pedagógico. formação docente