EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM DIREITO DE TODOS
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v3i2.491Resumen
RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância da educação integral baseado em um importante documento da UNESCO em 2016. A metodologia usada foi por meio de fonte bibliográfica e as contribuições deixadas pelos autores que defenderam essa relevante temática. Os resultados dessa pesquisa têm como finalidade verificar a real importância da criação e da inserção de uma educação integral que vise formar um individuo pleno. A conclusão desse artigo é perceber o quanto a nossa educação formal necessita de sérias reformulações.
Palavras-chave: Educação. Políticas. Valores. Princípios.C
Referencias
BANNWART JÚNIOR, Clodomiro José; CATARINO, Dílson; LIMA, Gleiton; NUNES, Liliane. Responsabilidade Integral. Metodologia estratégica para o desenvolvimento pessoal, corporativo e educacional. Londrina/PR:Midiograf, 2017.
BARBOSA, Rui. Oração aos Moços. São Paulo: Editora HB, 2016.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.144p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 44ª edição.
HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communicative Action, volume I. Boston, Beacon Press, 1984; volume II, Boston, Beacon Press, 1987.
Kohlberg, L. (1992). Psicología del desarrollo moral. Bilbao Spain: Desclée de Brouwer.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007
MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
SGRÓ, Margarita. Educação pós-filosofia da história: racionalidade e emancipação. SãoPaulo: Cortez, 2007.
UNESCO. Repensar a Educação. Rumo a um bem comum mundial?. Tradução __________de Rita Brossard. Brasília/DF: UNESCO Brasil, 2016.
VEIGA, José Eli da. A desgovernança mundial da sustentabilidade. São Paulo: Editora 34, 2013.