A escolarização de alunos/as de circo: entre o desejo e a realidade

Autores/as

  • Ailmo Xavier Soares UFCG
  • Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.386

Resumen

Este ensaio é um estudo sobre os processos de escolarização dos alunos/as de circo no ensino básico nas distintas escolas da rede pública e privada. No Brasil, existem inúmeros circos constituídos por instituições familiares ou redes empresariais, os integrantes geralmente são: crianças, jovens e adolescentes que estão matriculados nas escolas, porem grande parte desse público por motivos distintos, não faz parte desse universo. O objetivo geral consiste em analisar o processo de escolarização dos alunos/as de circo nas instituições públicas e privadas de ensino. Os objetivos específicos são: 1) conhecer as políticas públicas voltadas para a educação itinerante, 2) identificar as potencialidades da educação para esses grupos, 3) promover uma discussão sobre os desejos e a realidades da escolarização na perspectiva dos discentes. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico a partir de livros, artigo e documentos oficiais. Aplicamos também um questionário com alunos/as de circo. Nesse sentido, um aluno/a para ter acesso a escola apresenta uma série de dificuldades dependendo de suas funções nas atividades circenses, este enfrenta barreiras decisivas gerando muitas vezes a descontinuidade da formação e consequentemente a auto exclusão.

Palavras-Chaves: Circo; Educação itinerante; Políticas públicas.

Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades