Educação matemática inclusiva: musicalidade, neurociência cognitiva e mediação docente

Autores/as

  • Herica Cambraia Gomes Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Lucia Manrique PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.349

Resumen

Em busca de novas estratégias para a efetivação da Educação Matemática Inclusiva, onde todos usufruam do seu direito de aprender, objetiva-se identificar, por meio da perspectiva docente, impactos da Musicalidade nos processos neurocognitivos da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A ancoragem teórica da neurociência cognitiva considera: a epigenética, as janelas de oportunidades, a plasticidade cerebral e a modularidade. Neste estudo, com ênfase nas Funções Executivas (Atenção Voluntária e Memória Operacional), no Modelo explicativo do processamento numérico Código Triplo, e os critérios da mediação docente são indicados pela Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. A organização da Musicalidade pauta-se nas relações entre elementos da corporeidade, cognição musical, percepção e expressão rítmica e sonora, constituídas em processo nato, típico de humanos. As etapas denominadas: a) Escuta Sonora Sensível; b) Biorritmo Natural e Sugerido; e c) Embalo e Relaxamento, configuram a pesquisa de abordagem qualitativa como processo não linear, mas dialético. Neste artigo apresentou-se um experimento com uma professora do segundo ano do ensino fundamental que em sua turma havia um aluno com TDAH. Ela criou uma atividade a partir do quadro de elementos neurocognitivos, que contemplam as funções executivas e os códigos do processamento numérico. A contribuição concretiza-se na proposta de formação docente visando a potencialização do ensino da matemática inclusiva, via estimulação de habilidades de atenção voluntária, memória operacional e controle inibitório para a construção do conhecimento do sistema de numeração decimal e realização do cálculo mental.

Biografía del autor/a

  • Herica Cambraia Gomes, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Educação Matemática - PUC / São PauloProfessora Licenciatura em Física e Matemática - IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Volta RedondaPesquisadora-Responsável LIPANEMA - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática - UBM / UFCGMestre Ensino Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UNIFOAEspecialista:Pedagogia Terapêutica, Alfabetização e Educação Especial - UNIRIOPedagoga, Psicopedagoga, Musicista, Extensão em Neuropsicologia do Desenvolvimento

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação