A utilização de objetos educacionais como recurso didático para o ensino de química nas séries finais do ensino fundamental

Autores/as

  • Eriklys Darlan Gomes Bezerra UFCG
  • Thalyta Pessoa Freire UFCG
  • Edilson Leite da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.286

Resumen

Muitos são os fatores que tornam o ensino de química difícil, desde a falta de materiais de
laboratório até os conceitos abstratos que ela trabalha, e assim torna sua aprendizagem
complicada, pois nela necessita-se a visualização de fenômenos que ocorrem em nível
atômico. Como resultado do desenvolvimento das TIC’s, surgiram os Objetos Virtuais de
Aprendizagem (OVA), que permitem o desenvolvimento de habilidades e estimulando a
comunicação. Com a crescente preocupação pelo desenvolvimento de metodologias que
facilitem o processo de ensino-aprendizagem, estimulem os discentes a buscarem o
conhecimento e levem a um ensino efetivo, chegou-se ao desenvolvimento desta pesquisa que
avaliou a eficácia da utilização dos Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de química
nas séries finais do ensino fundamental. O caminho percorrido neste trabalho consistiu em
realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado, seguido da aplicação de
metodologias de ensino apoiadas nos OVA em duas turmas do 9º ano da Escola Estadual
Professor Adalberto de Sousa Oliveira.

Archivos adicionales

Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação