Jogos Lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.281Resumen
A aprendizagem de assuntos de Química sempre foi considerada complicada e em algumas vezes
decorativa, a fim de retirar do aluno esse pensamento e fazer com que o ensino torne-se compreensível
e dinâmico foram desenvolvidas novas metodologias de ensino ao longo do tempo e uma delas são os
jogos lúdicos os quais são considerados por muitos pesquisadores uma ferramenta eficiente de bom
rendimento no qual se refere a ensino-aprendizagem. O objetivo principal desse artigo foi analisar se
essa ferramenta é na pratica eficiente como são relatadas nas teorias, fazendo com que pudéssemos
observar se a teoria condiz com a prática a partir disso ter uma definição concreta se os jogos lúdicos
são realmente uma boa ferramenta metodológica quando usada de forma correta de modo a
complementar os outros métodos de ensino e não os substituindo. Partindo desse pressuposto o
presente artigo buscou fazer uma revisão bibliográfica de artigos onde falam teoricamente de jogos
lúdicos e artigos que falam de jogos nos quais já foram postos em pratica em sala de aula e os
resultados obtidos dessas aplicações, além disso, observar a eficácia dessa ferramenta e quais os
cuidados e precauções devem ser tomados ao colocá-los em pratica, pois mesmo sendo uma boa
ferramenta a mesma não substitui os outros métodos de ensino, principalmente o tradicional, porém
auxilia e complementa dando ênfase ao conteúdo a ser ensinado, assim facilitando a compreensão do
alunado. Ao analisar artigos científicos os quais trazem como tema jogos lúdicos, nota-se que o jogo
de fato é uma ferramenta na qual possibilita aos discentes aprenderem os conteúdos sem receio e com
ânsia de competir. Foram analisados alguns artigos os quais mostraram significantemente a
importância de implementar os jogos na educação escolar, dando ênfase o auxílio que o mesmo
oferece ao educando diante do conteúdo a ser abordado.
Referencias
BARROS, Edilma Edilaene de Sousa. et al. Atividade Lúdica no Ensino de Química:
“Trilhando a Geometria Molecular”.Florianópolis – SC: XVIII ENEQ, 2016.
CRESPO, Larissa Codeço; GIACOMINI, Rosana. As Atividades Lúdicas no Ensino de
Química: Uma Revisão da Revista Química Nova na Escola e das Reuniões Anuais da
Sociedade Brasileira de Química.UENF Darcy Ribeiro-CCT - Laboratório de Ciências
Químicas,2010.
CUNHA, Márcia Borin.Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua
Utilização em Sala de Aula. Química Nova Na Escola:Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012.
DOMINGOS, Diane Cristina Araújo;RECENA, Maria Celina Piazza.Elaboração de jogos
didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento.
Ciências & Cognição: Vol. 15 (1): 272-281, 2010.
EDEMAR FILHO, Benedetti; et al. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de
Teoria Atômica. Química Nova Na Escola: Vol. 31, N° 2 , MAIO 2009.
FACELOTA, Patrícia Barreto Mathias. et al. Os Jogos Educacionais de Cartas como
Estratégia de Ensino em Química. Química Nova Na Escola: Vol. 34, N° 4, p. 248-255,
NOVEMBRO 2012.
FERREIRA, Eduardo Adelino. et al. Aplicação de Jogos Lúdicos para o Ensino de
Química: Auxilio nas Aulas Sobre Tabela Periódica.ENECT, 2012.
LIMA, E. C. et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de
Química.UNIFIA, 2010.
MATOS, Danilo Augusto. et al. O Jogo do Mico no Ensino das Funções orgânicas: O
Lúdico como Estratégia no PIBID. Natal – RN: V CNNQ; III ENNEQ, 2013.
MESSENDER, José Cardoso; ROÇAS, Giselle. O Lúdico e o Ensino de Ciências: Um Relato
de Caso de uma Licenciatura em Química. CIÊNCIAS&IDÉIAS: Vol. 1, N.1, 2010.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Pesquisa científica.
Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho
acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013, p. 41-118.
SÁ, Rubeneide F. et al. Jogo “Química em Ação”: Preparação de um Material Didático para
o Ensino de Química.Serra Talhada – PE: UAST, 2006.
SANTANA, Eliana Moraes; REZENDE, Daisy de Brito. O Uso de Jogos no Ensino e
Aprendizagem de Química: Uma Visão dos Alunos do 9o ano do Ensino Fundamental. XIV
ENEQ, 2008.
SOUSA, H. Y. S., SILVA, C. K. O. Dados Orgânicos: Um Jogo Didático no Ensino de
Química. HOLOS: Vol. 3, 2012.
SOUZA, Fernanda Soares Pinto. et al. Bingo Atômico: Jogo Didático como Recurso para
Aulas de Química. IV SINECT, 2014.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. et al. Jogo Didático Ludo Químico para o Ensino de
Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação.
Ciências & Cognição: Vol.13, N° 1, p. 72-81, 2008.