Uso dos sólidos geométricos na educação infantil

Autores/as

  • Glicicleide de Sousa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Welson Bruno da Silva Instituto Educacional Ruymar Gomes (IERG)
  • Felícia Fernandes De Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.271

Resumen

A matemática é uma das ciências mais antigas da humanidade. Faz parte da vida de todas as pessoas, estando presente em diversas situações do cotidiano. Contribuindo para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. A geometria é descrita como um corpo de conhecimentos fundamental para compreensão do mundo e participação ativa do individuo na sociedade. Nas últimas décadas, o estudo da Geometria foi deixado de lado na grande maioria das escolas, principalmente na Educação Infantil. A presente pesquisa teve por objetivo diagnosticar os fatores que levam os professores a trabalharem ou não com a geometria na educação infantil, as dificuldades enfrentadas e expor os resultados de uma série de atividades aplicadas com crianças de 4 a 6 anos da EEEF Degma Lucia localizada no distrito de São Gonçalo na cidade de Sousa-PB. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A análise permitiu verificar que os professores apresentam dificuldades em ensinar geometria. Um dos fatores é a falta de recursos materiais oferecidos pelas escolas públicas, problemática da maioria das instituições de ensino. Outro fator é o fato de o professor não saber o que ensinar e nem como ensinar a Geometria nas séries iniciais, pelo fato do professor ter tido uma má formação acadêmica e pela falta de informações adquiridas pelos mesmos de como trabalhar de maneira diferenciada em sala de aula. Durante a realização deste trabalho, apesar da grande importância de o ensino da geometria ter início nos primeiros anos de escolarização, seu ensino está bastante deficitário na Educação Infantil. Os professores trabalham pouco e, quando trabalham restringem-se apenas às figuras geométricas.

Referencias

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação