Estratégias de ensino-aprendizagem com alunos portadores de deficiência intelectual na disciplina de português

Autores/as

  • Kátia Santos Avelar UNISUAM
  • Maria Geralda Miranda UNISUAM
  • Shirley Araújo Cabral UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.246

Resumen

O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência intelectual e a importância do ensino de português como um dos aspectos da educação inclusiva. O principal enfoque foi estabelecer uma relação entre as dificuldades apresentadas por alunos com deficiência intelectual e as práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de português, ministradas no Ensino Fundamental da Escola Municipal Márcio Fiat, localizada em Duque de Caxias. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que os alunos, submetidos a um acompanhamento pedagógico planejado a partir da realidade específica de cada um, conseguiram se interessar mais pelos conteúdos ministrados em sala de aula. As medidas adotadas trouxeram vários benefícios, dentre os quais podemos destacar a melhora da auto-estima e o aumento da capacidade de se relacionar com colegas e professores. Foi possível perceber ainda, que os alunos mostraram-se progressivamente independentes e estimulados. 

Biografía del autor/a

  • Kátia Santos Avelar, UNISUAM

    Doutora em Ciências (Microbiologia) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). 

  • Maria Geralda Miranda, UNISUAM

    Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais, também pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

  • Shirley Araújo Cabral, UNISUAM
    Mestranda da UNISUAM no Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades