Redes sociais como estratégia didática nas questões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar apontamentos para o campo da educação

Autores/as

  • Shirley Araujo Cabral UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.188

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo problematizar as questões de gênero e sexualidade, principalmente assuntos que envolvem temas como violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes que vão desde negligência até formas mais intensas de abuso físico e exploração sexual. exibidas pela mídia e aquelas que são trabalhadas no espaço escolar. A preocupação com esta temática resultou da minha experiência a partir de um ciclo de palestras e debates sobre gêneros e sexualidade realizado em 2016 com alunos e professores da primeira a terceira série do ensino médio na Escola Municipal Márcio Fiat localizada na Baixada Fluminense, Município de Duque de Caxias. - Rio de Janeiro. Nesta escola, nos chamou atenção o questionamento dos alunos em torno das mensagens divulgadas pela rede social Facebook relacionadas à sexualidade e gênero. A partir daí, surgiu o interesse em entender melhor o papel exercido pelas mídias e sua interação no contexto escolar por parte de alunos e professores em questões relativas à temática proposta. A partir desse entendimento, passamos a pensar como usar a mídia para trabalhar essas questões na escola. 

Biografía del autor/a

  • Shirley Araujo Cabral, UNISUAM

    Mestre em Desenvolvimento Local - Centro Universitário Augusto Motta UNISUAM,
    Professora do Município de Duque de Caxias

Referencias

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Publicado

2019-08-15

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação