Autoformação, Profissionalização Docente e as Tecnologias Educativas nos Cursos de Pedagogia na Modalidade à Distância das IES públicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.139Resumo
Na pós-modernidade acreditamos que alguns docentes apresentam resistência ao uso das Tecnologias Educativas (TE). Busca-se identificar nos programas dos Cursos de Pedagogia na modalidade à distância das Instituições de Ensino Superior de ordem pública, inserções de temas transversais relacionados as TEs. Espera-se compreender como os conceitos de tecnologias vem sendo inseridos no processo de formação inicial, autoformação e profissionalização docente. Questiona-se: Existem conteúdos relacionados as Tecnologias da Educação inclusas nas ementas e disciplinas dos cursos de pedagogia das referidas IES? Dentre os sites dos cursos de pedagogia mapeados encontramos informações de modo a permitir uma avaliação transparente? Como as diferentes regiões do Brasil se comportam frente a essas questões? Como metodologia pautou-se na Dimensões propostas por Novikoff, Levantamento do Estado do Conhecimento e pesquisa teórica do tipo mista. Destaca-se nos resultados que a maior concentração de IES que se utilizam das TEs encontram-se no Nordeste (13) e Sudeste (12), já região norte, possui apenas uma IES, justificando sua pouca expressividade no uso de TE. O termo "Tecnologia" que foi mencionado (88) vezes, denotando a existência de conteúdos de TE no material investigado, nota-se que a forma com que são disponibilizados, inviabilizam uma avaliação transparente.
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