COMO A SELEÇÃO DE PROFESSOR DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS TEM DIFICULTADO A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE POLÍTICA DESSES ALUNOS

Autores/as

  • Kledson de Albuquerque Alves
  • Maria Gorete de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.117

Resumen

Perlin (2002) diz que não há homogeneidade identitária no grupo dos Surdos, pois nele existem diferentes identidades Surdas que mudam conforme as ocasiões. Para a construção dessas identidades sempre prevalece a identidade cultural, significando que a identidade Surda é o ponto de partida para identificar as outras identidades Surdas, uma vez que se caracteriza como identidade política e está no centro das produções culturais. Além de se constituir pela experiência visual, a aquisição desta identidade requer a participação nos artefatos da cultura surda, intérpretes de Libras e convívio com pessoas de identidades iguais. Lunardi (1998, apud SILVEIRA, 2006) reconhece que no ensino da escola de surdos é indispensável a presença do professor Surdo, pois, mais do que representar modelo de linguagem e identidade, também é um articulador do senso de cidadania que se estabelece num processo de relação social. O Decreto nº 5.626/2005 garante prioridade para o candidato Surdo na seleção de professor de Libras, desde que, além de usuário desta língua, este tenha pelo menos curso superior na área. Mediante sentido equivocado atribuído à recomendação de que todos os candidatos devem concorrer em iguais condições, além de regras que cerceiam aos Surdos a oportunidade de cumprir todas as etapas do processo seletivo, o cenário político de concurso para professor de Libras contraria o Decreto e vem favorecendo mais aos candidatos ouvintes e/ou surdos com identidades híbridas ou flutuantes. Partindo de uma experiência real, esta apresentação pretende mostrar como a aplicação de concursos para professores de Libras para alunos surdos têm contribuído para enfraquecer a identidade Surda nas escolas brasileiras, mediante dispositivos que dificultam a seleção para o docente politicamente Surdo. Também oferta aclaramentos pautados na Legislação para Surdos em Concurso Público (CONADE, 2010) sobre como resolver este problema. 

Palavras Chave: Seleção Professor de Libras, Ensino, Identidade Surda.

 

Publicado

2017-02-08

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS