A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CASOS E DESCASOS NA ESCOLA MUNICIPAL FÉLIX PEREIRA DOS REIS (SANTA INÊS-PB).

Autores/as

  • Maria Aparecida Gomes Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Rodrigo Ceballos

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1169

Resumen

Resumo

Pensar sobre a formação continuada de professores é tema de grande importância, pois pensar sobre formação continuada é pensar também sobre a melhoria da qualidade da educação no Brasil, visto que investir na qualificação profissional docente é investir também na construção de um saber pautado em valores como igualdade e na construção de uma sociedade democrática. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre formação continuada de professores da Escola Municipal Félix Pereira dos Reis, situada no município de Santa Inês–PB. Para tal, fizemos a análise de dados do IDEB, do Censo Escolar e do Projeto Político da escola, além de revisão bibliográfica. Quanto à forma de abordagem, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva qualitativa. Como resultado, entendemos que a formação continuada de professores permite um vasto campo de análise e debates, e que debruçar-se sobre este tema possibilita o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no intuito de atender os avanços almejados referentes a qualidade do ensino.

 

Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Gomes Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

    Licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande.

    Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande. 

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Publicado

2019-10-26