USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.114Resumen
O presente trabalho faz um levantamento de jogos educativos já criados para o ensino de química, sendo utilizados como uma ferramenta didática na aquisição de conceitos químicos, proporcionando uma metodologia inovadora e motivacional para ensinar de forma mais prazerosa e atraente, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor em sala de aula, ao repassar os conteúdos. O processo metodológico constituiu-se de uma revisão bibliográfica em artigos contidos em periódicos e anais de eventos sobre os jogos educativos já existentes com o objetivo de comprovar a importância de sua aplicação na sala de aula, como forma de auxiliar os alunos no processo de aquisição de conhecimento na disciplina de química. Na revisão realizada observou-se um grande número de publicações da revista química nova na escola, voltadas para os jogos que podem ser utilizados no ensino de química. Outro fator de destaque, durante a elaboração do trabalho, foi o notório aumento no número de trabalhos acadêmicos publicado em anais de eventos nacionais e internacionais voltados para o assunto. Através deste trabalho é possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar educativo e principalmente do aprendizado, afirmando assim que a introdução de jogos no cotidiano escolar é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-Chaves: Jogos Educativos, Ensino de Química, Aquisição de Conhecimento.