PROJETO INTERDISCIPLINAR NA EXECUÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO EM GEOGRAFIA IV

Autores/as

  • Jucier Ricarte Saraiva
  • Laurindo Francisco Duarte Filho
  • Maria da Glória Vieira Anselmo

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.106

Resumen

Este trabalho tem como finalidade é realizar a regência interdisciplinar e na disciplina de estágio durante todo o curso de licenciatura em Geografia pela UFCG. O referido estágio supervisionado tem uma carga horária de 120 horas, como está posto no PPC do curso. O Estágio Supervisionado é um elemento curricular obrigatório para todos os alunos do Curso de Geografia. Essa pesquisa busca relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos na academia com as percepções da realidade escolar, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar, aprimorando mais ainda as qualidades do professor em formação. Analisa também o processo de formação do educando de forma interdisciplinar, pois essa metodologia vem sendo muito discutido na contemporaneidade, e isso vem modificando a maneira de ensinar, com foco em transformar essa realidade que vemos diariamente. O Estágio tem como foco fundamental o contato entre os estagiários (a) com a realidade educacional no nível do ensino fundamental e Médio, o qual está em questão. O estágio não é apenas o momento de aplicação do que foi assimilado, mas sim a explicitação da indissociabilidade entre a teoria e a prática e seus elementos que os compõem. A fim de atingir os objetivos foram feitas observações e realização de questionário com alunos e professores. Conclui-se que os alunos da sala escolhida para a regência tem uma relação harmoniosa com todos da gestão escolar e professores.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Estágio; Docência; Ensino. 

Publicado

2017-02-08

Número

Sección

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS