A RELAÇÃO ENTRE MÉDICOS RESIDENTES E PACIENTES INTERNADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE UM ACOMPANHANTE
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.980Abstract
A relação entre médico e paciente, objeto desse estudo, é um processo que vem evoluindo desde que o primeiro, o médico, estendeu a mão para um semelhante, com o objetivo de aliviar os males. Trata-se da apresentação de um relato de experiência da relação médico residente e pacientes, vivenciada por um acompanhante de paciente internado em um hospital do interior de São Paulo. Foi realizado um levantamento do estado do conhecimento, o qual mapeou nos periódicos, Revista Psicologia e Saber Social e Revista Brasileira de Educação Médica pesquisas inerentes a proposta desse estudo. Como resultado trazemos o questionamento sobre a formação que os nossos médicos estão recebendo nas suas respectivas universidades, ou seja, se as mesmas têm identificado tais questões e quais as estratégias tomadas para resolver as mesmas, indagamos se estes residentes já, dentro do que consideram como representação ser médico. Foi possível constatar a urgência no fomento ao desenvolvimento de investigações com essa abordagem.
References
ARRUDA, Angela. Teoria das Representações Sociais e Teorias do Gênero. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cadernos de Pesquisa nº 117, p.127-147, novembro de 2002.
BLASCO, PABLO GONZALES. A arte médica (I): a formação e as virtudes do médico. Revista Médico Brasileira, 2012.
CAPRARA, Andrea et al. A relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica. Cadernos de Saúde Pública, 1999. Disponível: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X1999000300023&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso: 03/05/2018.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Edição, 4ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Parecer CES/CNE 1.133/2001,
homologação publicada no DOU 03/10/2001, Seção 1, p. 131.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa, Representações, Ideologia e Desenvolvimento da Consciência, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Cadernos de Pesquisa. V. 34, n. 121, p.169-186.jan/abr. 204
FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GAZZINELLI, Maria Flávia et al. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21. n. 1, jan./fev. 2005.
GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
MELLO FILHO, Julio; MIRIAM, Burd (org). Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
MOREIRA, Maria Cristina do Amaral; LIMA, Amanda; SILVA, Marco Antonio Rocha e ; MARTINS, Isabel – A Saúde no Livro Didático de Ciências: Um Exercício de Análise. Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, VII Encontro Nacional de Pesquisa com Educação em Ciências. Florianópolis; 8 de novembro de 2009.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro:Zahar, 1978.
NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.
OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos; EGRY, Emiko Yoshikawa. A Historicidade das Teorias Interpretativas do Processo Saúde-Doença. Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34, n.1. São Paulo, 2000 p.9-15.
PEIXOTO, Ana Cristina Santos; DE OLIVEIRA FONSECA, Hejaine; OLIVEIRA, Ramony MSR. Ancoragem. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, v. 1, n. 23, p. 8-12, 2013. Disponível: http://seer.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8297. Acesso: 01/04/2018.
PIETRUKOWICZ, Marcia Cristina Leal Cypriano. Apoio social e religião: uma forma de enfrentamento dos problemas de saúde. Tese de Doutorado. Apresentada à Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 2001. Disponível: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4610. Acesso: 07/04/2018.
PORTO, Celmo Celeno. O ritual da consulta médica. Revista Médica de Minas Gerais, 2015.
ROMANOWISK, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" Estado da Arte. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, 2006.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. Profissão professor, v. 2, p. 63-92, 1995. Porto: Editora Porto, 1995.
SÊGA, Rafael Augustus. O Conceito de Representação Social nas Obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Revista Anos 90. Porto Alegre, nº 13, julho de 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. Revista Profissão Professor, v. 2, p. 63-92, 1995. Porto: Editora Porto, 1995.
SIMONETTI, Alfredo. Manual de psicologia hospitalar. São Paulo: Casa do psicólogo, 2004.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Volume 3. Ed. Scipione, 1ª edição, São Paulo 2011, p. 185-187