ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE ESTATÍTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Fernanda Felipe de Lima
  • Rosinângela Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.89

Abstract

A educação matemática para o papel do educador é de grande responsabilidade, pois tem a missão de despertar no aluno o raciocínio lógico, instigar o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de interpretar e solucionar problemas. A precisão de tornar o ensino da matemática atrativo e interessante faz-nos arquitetar práticas diferenciadas, ausentando-se das práticas tradicionais que não vem dando certo. Nesta perspectiva, o presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, realizado em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, exercido numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental.  Neste trabalho é evidenciado a importância do estágio na formação docente, bem como a aplicação de atividades diversificadas no ensino da matemática tornando-se uma ferramenta importantíssima para o estímulo da aprendizagem dos alunos, tais recursos inovadores desmistificam que a disciplina é para poucos, o que a maioria dos alunos pensam e imaginam antes mesmo de se permitir conhecer a matemática. Portanto, saindo do método tradicional, os alunos veem e praticam uma matemática em que todos são capazes de aprender e gostar. Este artigo descreve as atividades desenvolvidas no componente curricular Estágio Supervisionado II, tais como as observações realizadas nas aulas do professor da turma e a regência, realizado no período 2015.2. Apontando, dessa forma, que a experiência adquirida durante essa atividade curricular se demonstra imprescindível ao discente, uma vez que o alinhamento do conhecimento obtido na academia com essa experiência vivenciada no ambiente escolar torna-o verdadeiramente capacitado para a vida profissional. Serão relatadas as observações das aprendizagens dos alunos através da contextualização do conteúdo de Estatística por meio da História da Matemática, pesquisa em sala de aula, construção de maquetes e a aplicação de jogos no ensino de Probabilidade.

 

Palavras- chave: Estágio; Atividades diferenciadas; Estatística e Probabilidade.

Published

2017-02-08

Issue

Section

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS