O CORPO E ALGUNS INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DELINEADAS NO IMAGINÁRIO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.75Abstract
O artigo versa sobre as representações sociais de corpo para professores de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro, como fruto de discussões educacionais, atualmente, no Brasil, que reclamam pela ideia da realização de estudos e pesquisa ser para uma intervenção colaborativa. Daí, destacar que o artigo apresenta as discussões primeiras do projeto de doutoramento na UTAD com o objetivo de apreender as representações sociais de corpo para professores e daí analisar como inferem na relação aluno-professor. Nesse sentido o estudo visa coroborar com o pensar a constituição da corporeidade na Baixada Fluminense, no município de Duque de Caxias. O cenário neste munícipio é caótico. Trata-se de uma cidade próxima a 14 km da capital Rio de Janeiro. Caxias, como é conhecida, é a cidade sem “anjos”, marcada por violência social, desvio de verbas da educação, escândalos políticos apagados pela força econômica de grandes empresários que se nutrem da miséria para formação e manutenção do curral eleitoral. Distancia-se das belezas naturais e imagens midiáticas vendidas pelo mundo a fora, da cidade maravilhosa, cantada por Vinicius de Moraes.
Palavras-chave: Corpo. Teoria das Representações Sociais. Educação.