A AVALIAÇÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR

Authors

  • Adriana Moreira de Souza Corrêa
  • Antonio Nascimento
  • Maria Luana Araújo Vieira

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.64

Abstract

A avaliação do aluno surdo é um desafio a ser superado pelas escolas brasileiras, porque implica na identificação do sistema de comunicação (Libras, Sinais Caseiros ou Língua Portuguesa), nas formas de conceber o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em um sistema unificado de avaliação, que no modelo de escola atual, está baseado na palavra escrita. Contudo, questionamo-nos qual seriam as formas mais adequadas de avaliar o aluno surdo. Diante disso, surge a necessidade de discutir a problemática que envolve a avaliação do surdo, revendo estratégias possíveis de serem aplicadas em um sistema educacional inclusivo que considerem as habilidades a serem desenvolvidas em cada etapa e a língua que servirá como mediadora neste processo. Para isso, revisitamos os documentos que norteiam o processo educacional do surdo e comparamos com a fala dos autores que trabalham a avaliação educacional e o bilinguismo, sendo estes Libâneo, Luckesi, Slomski, Skliar entre outros. Como principais resultados, verificamos que a Língua Portuguesa deve estar presente no processo de avaliação, mas que não deve ser a única forma de expressão do conhecimento utilizada e que, quando aplicada, deve considerar a escrita do Português como segunda língua. Além disso, a avaliação deve ter como objetivo identificar os erros e acertos do processo educacional, norteando as ações educativas que serão utilizadas em seguida. Consideramos ainda que para a uma avaliação estar adequada ao aluno, é necessário que esteja baseada também em estratégias mais lúdicas e interativas que possibilitem identificar compreensão dos avanços do discente em cada etapa de ensino.

Palavras-chave: Educação de surdos. Avaliação. Estratégias.

Published

2017-02-08

Issue

Section

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS