Método pedagógico montessoriano contemporâneo e suas implicações na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.365Abstract
A infância é tema, novamente recorrente e sua importância se eleva no tempo presente de necessária revisão dos Parâmetros Curriculares Nacional da Educação Infantil – PCNs e das Diretrizes Curriculares Nacional do Curso de Pedagogia – DCNs. A discussão retoma as tendências pedagógicas e suas correntes para pensar e realizar o processo de ensino e aprendizagem para crianças de zero a seis anos de idade. Nesse cenário, o texto lança questão acerca dos entendimentos de infância e seu processo educacional. Sob a perspectiva da Pedagogia histórico-crítica se discute as contribuições de Maria Montessori à Educação Infantil, bem como seu impacto na contemporaneidade. Apresenta uma revisão da metodologia pedagógica do método montessoriano, como proposta de análise crítica sobre a significação do ser criança e suas diferentes formas de aprender. O objetivo é discutir o impacto do método pedagógico montessoriano a partir do confronto entre diferentes abordagens pedagógicas na literatura. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos proposta por Novikoff (2010).
PALAVRAS-CHAVE: Infância. Método Pedagógico Montessoriano. Formação de Professor.