Etnomatemática: uma abordagem sociocultural na constituição da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.344Abstract
O presente artigo tem por objetivo dar enfoque etnomatemático à aquisição do conhecimento matemático que se manifesta nos mais simples e variados espaços de convivência, tendo por base o conhecimento empírico e popular que o educando traz consigo e os desafios encontrados por este ao se encontrar com o ambiente escolar. Nessa perspectiva, faremos uma breve análise histórica e etimológica que enraizaram a etnomatemática. Partindo dos estudos de Ubiratan D’Ambrosio e apoiando-se nas concepções do seu Programa Etnomatemática, visamos solucionar, ao longo desse trabalho, questões que envolvem as deficiências no processo de ensino-aprendizagem da matemática, como também, explorar quais fatores possibilitam a sua produção. Dessa forma, ao promover essa reflexividade crítica acerca do posicionamento docente, evidenciamos a imprescindível necessidade de o professor reconhecer e valorizar as especificidades do aluno e trabalhar de forma inclusiva no âmbito de sua metodologia. É, portanto, a etnomatemática os valores históricos culturais constituídos socialmente através das relações sociais do indivíduo com a sociedade não escolarizada. Diante disso, elucidamos no professor a relevância de enxergar o discente como sujeito produtor de conhecimento, constituído de experiências, de relações, da autêntica matemática desenvolvida com o objetivo de sobrevivência e transcendência.
PALAVRAS-CHAVE: Etnomatemática; Sociedade; Aprendizagem.