Vídeos interativos como ferramenta de socialização de saberes: vivências no uso de tecnologias educacionais no processo formativo

Authors

  • Mayara Evangelista de Andrade UFCG
  • Marcelo Costa Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.314

Abstract

A utilização de vídeos interativos como aliado do ensino tem o intuito de aumentar o desenvolvimento socioeducativo provendo melhor acesso à informação e ampliando as possibilidades para os alunos e professores, fazendo com que aprendizagem se torne mais atraente, inovadora, motivadora e significativa. O objetivo desse trabalho é descrever o uso de vídeos interativos como ferramenta de socialização de saberes de acordo com a vivencia no uso de tecnologias educacionais no processo formativo. Trata-se de um relato de experiência de uma participante do projeto de extensão intitulado “Laboratório de tecnologia de informação e comunicação preparando o profissional do amanhã” e do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde”, onde é descrito a experiência na produção de vídeos interativos. O uso de vídeos como ferramenta de socialização de conhecimento é considerado satisfatório e inovador, pois é capaz de motivar, fortalecer e proporcionar maior esclarecimento e aprendizagem dos assuntos expostos, demonstrando eficácia na facilidade e apoio ao processo educativo.

Author Biographies

  • Mayara Evangelista de Andrade, UFCG
    Enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Estudante de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Santa Maria (FSM); Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde- LATICS/UFCG/ CNPq
  • Marcelo Costa Fernandes
    Enfermeiro Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor pelo programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE.  Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde- LATICS/UFCG/ CNPq

Published

2019-08-15

Issue

Section

SIAT & SERPRO - Resumos: tecnologia e educação