“Batizando os hidrocarbonetos" jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem de química

Authors

  • João Paulo Ferreira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -CFP-CAJAZEIRAS
  • Egle Katarinne Souza da Silva Universidade Federal de Campina Grande- CCTA
  • Luislândia Vieira de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande-CFP.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.276

Abstract

Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo Nomenclatura dos Hidrocarbonetos a 26 alunos matriculados no terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho localizada na cidade de Cajazeiras. Durante o período de Estagio Supervisionado em Química III do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, utilizou-se como ferramenta metodológica o vídeo intitulado Os Hidrocarbonetos e posteriormente aplicou-se o jogo lúdico: Batizando os Hidrocarbonetos, desenvolvido pelos próprios autores deste. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, aplicada e descritiva, sendo os dados abordados de maneira quantitativa. Para coleta de dados aplicou-se um questionário formulado com 08 questões. De posse dos resultados pode-se afirmar que todos os alunos participaram de maneira ativa da atividade, bem como afirmaram que preferem aulas com a inserção de novas metodologias e que a utilização destas contribuem de maneira significativa para a absorção dos conteúdos de química.

Author Biographies

  • Egle Katarinne Souza da Silva, Universidade Federal de Campina Grande- CCTA
    Licenciada em Quimica pela UFCG/CFP. Mestranda em Sistemas Agroindustriais, UFCG/CCTA.
  • Luislândia Vieira de Figueiredo, Universidade Federal de Campina Grande-CFP.
    Licenciada em Química pela UFCG/CFP.

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Published

2019-08-15

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SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio