A prática docente na formação inicial de professores de matemática: a importância da mediação como espaço de aprendizagem no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.256Abstract
A imersão no ambiente escolar do licenciando em matemática propiciada pelo Pibid, coloca os bolsistas do Pibid numa posição privilegiada para perceber as múltiplas nuances que ocorrem na interação aluno x professor x aluno. Baseados nas atividades realizadas pelos integrantes do subprojeto de Matemática do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, envolvendo os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, aqueles não participantes do Pibid, objetivamos mostrar as percepções dos participantes e dos bolsistas do Pibid, sobre as experiências compartilhadas e a importância da interação saudável e produtiva entre Pibidianos e os não Pibidianos sobre o aprimoramento dos mesmos enquanto docentes . As atividades foram desenvolvidas visando socializar atividades realizadas pelos bolsistas Pibid ao longo do ano de 2016; e proporcionar integração dos bolsistas do Pibid e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática que não participam do programa, estreitando as relações entre o curso de formação de professores e o campo de atuação profissional do futuro docente, realizando a articulação teoria e prática. A troca de experiência, a solução de problemas e as discussões que utilizam para o desenvolvimento das atividades demonstram a maturidade desses alunos para futura atuação profissional. A interação saudável e produtiva entre Pibidianos e não Pibidianos surge como contribuição, não só para a formação inicial do professor de matemática, como também para o aumento e significado da aprendizagem. Para os Pibidianos, a interação com os colegas de formação revelam aspectos essenciais da prática docente e aprimoraram a visão de si próprios como docentes.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
DAMIANI, M. F. Entendendo o ensino colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar. Curitiba, n. 31, p. 213-230, Abr. 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da Língua Portuguesa. 6 ed. Curitiba: Positivo, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21ª Edição- São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.
GATTI, B.A. & BARRETO, E.S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO.
GATTI, B.A. (2010). Formação de Professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, 31(113), 1355-1379.
GRANDO, RC. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulos, 2004. 115p.
NÓVOA, A. (1997). Os professores e a sua formação (3a ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
PRANKE, A. & FRISON, L.M.B. (2015). Potencialização da aprendizagem autorregulada de bolsistas do PIBID/UFPel do curso de licenciatura em Matemática através de oficinas pedagógicas. Bolema, 29(51), 223-240.