O papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cumprimento das metas do plano nacional da educação (PNE)
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.216Abstract
O artigo retrata as eminentes aptidões da EAD com o uso das TIC para o cumprimentos das metas do PNE. O referido artigo tem como objetivo analisar e descrever o papel das TIC no cumprimento das metas do PNE, eis que emerge o ensino hibrido como uma futura tendência pedagógica, para um melhor atendimento frente as TIC focado no cumprimento das metas do PNE, e o decreto 9.057/17 será de suma importância para concretizar de fato o que já vem acontecendo, que o forte crescimento da EAD. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que nos possibilita perceber que as TIC devera ser utilizadas de modo concreto e com responsabilidade pois a EAD cresce a longos passos com algumas dificuldades e deficiências, em alguns casos prejudicando a qualidade de oferta do ensino por falta de profissionais qualificados adequadamente para este novo modelo que é o ensino hibrido
References
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, n. 1, 2011.
BACHIC, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org). Ensino Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso. 2015.
BELLONI, Maria L. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BRASIL, DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm ACESSADO em 10/06/2017 BRASIL 2017
BRASIL, MEC atualiza regulamentação de EaD e amplia a oferta de cursos21 de junho de2017http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=50451 ACESSADO EM 23/06/2017
BRASIL, Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação http://pne.mec.gov.br/ ACESSADO EM 10/06/2017
BRASIL, LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm BRASIL ACESSADO EM 13/06/2017
G. S Abbad, T. Zerbini & D. B. L. Souza Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n3/a09v15n3
ACESSADO EM 20/05/2017
HENRIQUES, Cecília Machado; AIMI, Daniela da Silva; GIORDANI, Estela Maris; FELDKERCHER, Nadiane. Implicações dos profissionais envolvidos nas práticas pedagógicas em educação a distância. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 1, número 2, dez.2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ACESSADO EM: _12/04/2017
INEP,Censo Educação Superior 2014http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2014/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2014.pdf ACESSADO EM 11/06/2017
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2005.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos Te BEHRENS,Marilda Aparecida . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 10ª Edição 2006
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.