UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ORIGIN NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.116Abstract
Atualmente, nas escolas brasileiras, os/as alunos/as tem em mãos computadores ou tablets. O/A professor/a, inserido nesse contexto, deve utilizar-se desses elementos como recursos didáticos. A utilização de computadores possibilita a esses sujeitos, o acesso rápido à informação, auxiliando-o/as na realização de atividades durante as aulas. Para isso, é necessário ter acesso à internet, sala de informática e tempo para planejamento. Objetivamos, com esse artigo, destacar a importância da utilização de softwares como auxílio didático nas práticas pedagógicas nas aulas de Física, enfatizando suas vantagens e aplicabilidades. Nessa perspectiva, propomos desenvolver uma intervenção pedagógica durante o estágio supervisionado, dividida em 2 (dois) momentos; inicialmente foi realizada uma aula na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destacando as principais características de um corpo em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU); servindo, dessa forma, como base conceitual para nosso trabalho junto aos/às alunos/as. A segunda etapa do trabalho aconteceu no Laboratório de Informática da escola. Fizemos uma discussão, na perspectiva da instrumentalização metodológica, sobre erros experimentais em grandezas físicas. Em seguida, dividimos a turma em grupos de 4 (quatro) alunos/as, ficando cada grupo em um computador para fazer a análise de um experimento sobre MRU. Através de uma versão de teste gratuito do software Origin, foi construído um gráfico de um experimento realizado pelo grupo de pesquisa da USP, que consistia no movimento de um “corpo” num trilho de ar. Finalmente, foi solicitado aos grupos que produzissem um relatório de toda atividade e a ser entregue na aula seguinte. Portanto, observamos que os resultados obtidos com a utilização desse software, repercutiram, positivamente, no tratamento dos conteúdos da Física sobre a análise do movimento de um corpo em MRU e, também, no envolvimento dos/as alunos/as nas aulas expositivas e exploratórias.
Palavras-chave: Ensino de Física, Software, Instrumentação metodológica.