RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO PROJETOS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.108Abstract
O Estágio Supervisionado faz parte do Projeto Pedagógico Do Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. É uma das partes mais importantes para os cursos de graduação. Através do período de observação e regência, podemos aproxima-se da realidade histórica, econômica e social da comunidade escolar. É o período em que se une a teoria aprendida ao longo do curso com a prática na forma de regência. Compreendendo a importância do Estágio Supervisionado na formação docente este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de trabalhar com projetos de ensino. As atividades foram realizadas em uma escola pública de ensino médio, situada na cidade de Cajazeiras, alto sertão da Paraíba. A atuação com projetos de ensino vai contra o modelo tradicional de ensino, permite a atuação do aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem e torna-se possível trabalhar com múltiplas inteligências. O projeto de ensino intitulado “Sistema Respiratório: anatomia, fisiologia e a influência do meio ambiente externo” possuiu como público-alvo, alunos do 3º ano do ensino médio e foi baseado em dois livros didáticos. Devido à flexibilidade de um planejamento, o projeto sofreu alterações durante a sua execução, de forma que os conteúdos e atividades fossem reorganizadas. Sendo assim, o conteúdo foi trabalhado de forma a utilizar três modalidades ensino: utilizando infográficos; atividade experimental e simulação. Desta forma, fica evidente a importância de um bom planejamento sempre visando imprevistos. Foi perceptível, também, uma maior interação dos alunos quando se trabalha com metodologias diferenciadas que vão além do livro didático.
Palavras Chaves: Pedagogia de projetos; ensino tradicional; aprendizagem significativa.