A RELAÇÃO ENTRE MÉDICOS RESIDENTES E PACIENTES INTERNADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE UM ACOMPANHANTE

Autores

  • Rhanica Evelise Toledo Coutinho LAGERES - O Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Universidade Trás-os Montes e Alto D'ouro - UTAD
  • Sônia Cardoso Moreira Garcia UniFOA / UTAD
  • Sandro Javier Bedoya FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.980

Resumo

A relação entre médico e paciente, objeto desse estudo, é um processo que vem evoluindo desde que o primeiro, o médico, estendeu a mão para um semelhante, com o objetivo de aliviar os males. Trata-se da apresentação de um relato de experiência da relação médico residente e pacientes, vivenciada por um acompanhante de paciente internado em um hospital do interior de São Paulo. Foi realizado um levantamento do estado do conhecimento, o qual mapeou nos periódicos, Revista Psicologia e Saber Social e Revista Brasileira de Educação Médica pesquisas inerentes a proposta desse estudo. Como resultado trazemos o questionamento sobre a formação que os nossos médicos estão recebendo nas suas respectivas universidades, ou seja, se as mesmas têm identificado tais questões e quais as estratégias tomadas para resolver as mesmas, indagamos se estes residentes já, dentro do que consideram como representação ser médico. Foi possível constatar a urgência no fomento ao desenvolvimento de investigações com essa abordagem.

Biografia do Autor

  • Rhanica Evelise Toledo Coutinho, LAGERES - O Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Universidade Trás-os Montes e Alto D'ouro - UTAD
    Doutoranda em Ciências da Educação pela UTAD (2014/2017)- Portugal, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo UniFOA, Especialista em Docência do Ensino Superior (UGB), Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UBM). Experiência em EaD como tutora, professora formadora, conteudista e supervisora de estágio do NEaD do IFRJ. Experiência em gestão de eventos e publicidade e propaganda. Professora dos Cursos de Medicina, Jornalismo, Publicidade e Propaganda do UniFOA. Pesquisadora colaboradora LAGERES - Laboratório de Estudo e Pesquisa na/para a Formação de Professores - CNPq (2010-2016). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Institucional, UniFOA desde 11/03/2015 conforme portaria 090/2014 e da Comissão de Qualidade da ABED gestão 2014-2017.
  • Sônia Cardoso Moreira Garcia, UniFOA / UTAD
    Doutoranda em Ciências da Educação
  • Sandro Javier Bedoya, FIOCRUZ

    Pesquisador em Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (DEMQS) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

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Publicado

2019-08-15