PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A FILOSOFIA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Maria de Fátima Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i2.723

Resumo

O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento de organização na dimensão política, social e pedagógica escolar. Essa ferramenta é um cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Este estudo tem como objetivo analisar a filosofia de uma escola de rede pública explícita a partir do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e de cunho bibliográfico. Fundamentou-se nas contribuições teóricas dos estudiosos da área filosófica: Chaves (1979), Illich (1985) e Aranha (1990), dentre outros. A escola ao enfatizar que seu plano de ação é desenvolvido numa perspectiva democrática vai de encontro à sociedade liberal na qual está inserida. A valorização de ensino por meio da utilização do contexto social é parte fundamental para o estabelecimento de um ensino e aprendizagem de qualidade. O PPP é sugestivo de reestruturação.

Referências

AGUIAR, T. B. P.; WELLER, W. Filosofia da Educação no Brasil: a trajetória de uma disciplina e sua constituição como campo de pesquisa. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste – Reunião Científica Regional da ANPEd: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais. Anais. Brasília: Universidade de Brasília, ANPEd, 2016.

ALMEIDA, M. S. Elaboração de Projeto, TCC, Dissertação e Teses: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas S.A, 2014.

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1990.

(GODOY, 1988)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: ago. 2018.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. Unesp, 1999.

CHAVES, E. O. C.. A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais. In REZENDE, A. M. (org.), Iniciação Teórica e Prática às Ciências da Educação. Petrópolis: Vozes, 1979.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. Trad.

José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

DELORS, J. (Org.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo, 2001.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Trad. Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1965.

GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades.

Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr. 1995B.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas.Petrópolis: Vozes, 1985

IMBERNÓN, F. (Org.) A educação no século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2010.

MORIN, E. (2003). A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PACHIONI, M. S. A desescolarização da sociedade para a construção do conhecimento. Revista Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Comunicação, v. 2, n. 2, 2012.

SILVEIRA, J. B.; SANTOS, R. C. G.; FAJARDO, G. P. A Educação em Transição do Século XX ao XXI: novos caminhos?! In: Sociologia da Educação: debates contemporâneos e emergentes na formação de professores. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

UNCKES, R. C. A prática docente em sala de aula: mediação pedagógica. V Simpósio para a formação de professores da Educação Básica: desafios frente às desigualdades educacionais. Anais. Tubarão - SC: Campus Universitário, 2013.

Downloads

Publicado

2019-07-18