CMAP TOOLS: UM SUPORTE PARA O PROFESSOR

Autores

  • Jaqueline de Jesus Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Maria Nazareth de Lima Arrais Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras - PB.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.705

Resumo

O Cmap Tools é um aplicativo através do qual se constroem mapas conceituais. Um mapa conceitual é uma espécie de esquema gráfico em que palavras e expressões se relacionam significativamente. Este artigo[1] busca, pois, apresentar o mapa conceitual, o Cmap Tools e suas funções, como também as possibilidades de trabalho com esse aplicativo para o ensino. A presente pesquisa é bibliográfica e de caráter qualitativo. O aparato teórico está pautado, principalmente, no que respeita à teoria dos mapas conceituais, nas contribuições de Costa, Brennand e Albuquerque (2011), Marriott e Torres (2014) e Novak e Cañas (2010). A pesquisa aponta o Cmap Tools como uma estratégia de ensino pautada na tecnologia e na inovação.

 

PALAVRAS-CHAVE: mapa conceitual; Cmap Tools; ensino.

[1] Este trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado, defendida em 21 de fevereiro de 2018, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Biografia do Autor

  • Jaqueline de Jesus Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
    Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras-PB e Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras - PB.
    Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Unidade Acadêmica de Letras.

Referências

BEZERRA, J. J. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado) – PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2018.

BEZERRA, J. J. Mapas conceituais: uma proposta para o ensino e para a avaliação da aprendizagem. In: I SEMANA NACIONAL DE LETRAS: linguagem e ensino - homenagem a Luiz Antonio Marcuschi, 1. 2016, Cajazeiras-PB. QUEIROGA, Marcílio Garcia de. (Org.) Anais eletrônicos... Cajazeiras: 2017. p. 120-129. Disponível em: https://semanadeletrascfpufcg.wordpress.com/anais/. Acesso em: 17 dez. 2017.

COSTA, J. E; BRENNAND, E. G. G.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C de. Mapa conceitual: ferramenta de estruturação de conhecimentos e saberes. In BRENNAND, E. G. G.; M. E. B. C. ALBUQUERQUE. Formação docente e tecnologias digitais. João Pessoa: Editora UFPB, 2011.

MARRIOTT, R. de C. V.; TORRES, P. L. Mapas conceituais: uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. [S. l.]: (Coleção Agrinho), 2014.Disponível em <http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_09_Mapas-conceituais.pdf>. Acesso em: 16 out. 2016.

MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Editora Moraes, 1987.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2010.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Tradução de Luis Fernando Cerri (PPGE/UEPG), com revisão técnica de Fabiano Morais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan. -jun. 2010. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br>. Acesso em: 18 dez. 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Trabalhos premiados com Menção Honrosa no SIAT&SERPRO 2018