SEXUALIDADE INFANTIL NO SÉCULO XXI: ENTRE LACUNAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Maria José Barbosa de Andrade FASP
  • Maria Thaís de Oliveira Batista UFCG
  • Geane de Andrade Pinheiro FASP

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.656

Resumo

São muitas as experiências vividas em nosso cotidiano, que nos mostram a existência de  tabús e preconceitos em relação à sexualidade no contexto atual, tanto na sociedade, quanto na escola. Estes preconceitos e tabús são advindos de uma herança cultural que existe desde os primórdios da humanidade. A quebra dessses tabús relacionados a essa questão devem estar inseridos nas práticas pedagógicas do contexto escolar, de forma que descarte todas as falácias sobre o tema como algo pecaminoso. É desse modo que o presente artigo tem como finalidade levantar propostas de como trabalhar a temática de sexualidade no contexto escolar, tendo sido elaborado a partir de uma pesquisa de campo realizada com duas sujeitas de pesquisa – uma mãe e uma professora de uma escola pública municipal da cidade de Poço José de Moura. Os resultados nos mostram que a dificuldade de se ter um trabalho eficaz sobre esta temática, deve-se a uma falta de preparo por parte dos pais e mestres, pois, não tiveram oportunidade de ter acesso a essas informações referentes a como se trabalhar sexualidade na Educação Infantil, e é por issso que hoje grande parte dos professores sofrem, por não saberem abordar essse tema em sala de aula. Porém, sabemos que a falta de preparo é apenas uma das justificativas apontadas por pais e mestres da educação, mas, com isso, sabemos, também, que cada um pode fazer a sua parte, a partir da possibilidade de buscar conhecer as especificidades do trabalho com a sexualidade na infância.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Trabalhos premiados com Menção Honrosa no SIAT&SERPRO 2018