REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA E DIREITO

Autores

  • Ana Maria Justo Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luisa Carina Gessi Rippel UNIDAVI
  • Tamara Conte Maier UNIDAVI

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.459

Resumo

O presente estudo visa analisar as representações sociais da adoção de crianças e adolescentes institucionalizados para estudantes de psicologia e direito. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, incluindo um teste de evocações livre. A análise envolveu estatística descritiva, análise lexicográfica e análise de conteúdo temático-categorial. Participaram 200 estudantes universitários, sendo 100 estudantes do curso de psicologia e 100 estudantes do curso de direito, de uma universidade do sul do país. Constata-se que os elementos centrais são compartilhados pelos estudantes e pautam a adoção na ideia de afeto e família. Os elementos da periferia da RS indicam diferenças sutis entre os grupos, sendo que os estudantes de direito evocaram elementos mais pragmáticos e os de psicologia são mais favoráveis à adoção. Ainda se verifica uma representação estereotipada da adoção entre os futuros profissionais, sendo necessária a realização de mais estudos na área, assim como maior abordagem do tema nos cursos de graduação. 

Palavras-chave: representações sociais, adoção, estudantes.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Justo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luisa Carina Gessi Rippel, UNIDAVI
    Pós-Graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicosssocial, pela UNIDAVI
  • Tamara Conte Maier, UNIDAVI
    Psicóloga graduada pela UNIDAVI

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Publicado

2019-08-15