COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL DE CAMPINA GRANDE - PB

Autores

  • Luciana Kátia Reis Secretaria de Educação, Campina Grande, PB, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Mabel Ribeiro Petrucci Departamento de Educação – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campina Grande – PB – Brasil.
  • Sonia de Almeida Pimenta Departamento de Metodologia da Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) João Pessoa – PB - Brasil.
  • Maria Severina Gomes Melo da Rocha Universidade da Madeira – Portugal
  • Danielli Cristina de Lima Silva Programa de Pós-Graduação em Linguística – PROLING - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.458

Resumo

Neste artigo são apresentados os primeiros passos para a implementação de uma Comunidade Virtual de Prática com técnicos educacionais da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, Brasil. Nele discorremos sobre os aspectos que nos impulsionaram a desenvolver, por meio de instrumental tecnológico e em rede, encontros formativos, em regime de colaboração e socialização das práticas individuais e coletivas, com os Supervisores e Orientadores Educacionais que atuam nas unidades escolares do nosso município. Objetiva-se, com estas comunidades, uma interação virtual que extrapole o tempo/espaço dos encontros presenciais, promovendo a continuidade das discussões demandadas pelos sujeitos, de modo a vislumbrar ações que contribuam para a qualificação da gestão educacional no município de modo a potencializar aprendizagens tanto dos estudantes, quanto dos professores e também dos gestores do município.

Palavras-chave: Comunidade Virtual de Prática; Formação de Educadores; Mediação Pedagógica

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Publicado

2019-08-15